Workshop Experimental: Abstract clowning

Tom Roos

Tom Roos irá desenvolver uma pequena formação subordinada ao tema do Clown Minimalista.
Serão treinados uma série de códigos de conduta, pelos quais os palhaços interagem uns com os outros. Estes códigos, por sua vez, não fazendo sentido, são absurdos, mas criam uma lógica interna. Com este comportamento de grupo, iremos criar um desfile, algo que se pareça com uma Fanfarra, mas não é um Fanfarra, já que não há música. Embora, possam haver sons…

Apresentaremos “The Silent Fanfarre” em espaço público, nomeadamente no dia seguinte no Mercado Municipal, integrando o programa do festival.

Data:13 de Outubro 2022
Horário: 15h às 18h
Local: Centro de Pesquisa e Formação Nuvem Voadora, Vila do Conde, Portugal https://goo.gl/maps/9oNJW7S9XDR2

Duração: 3 horas
Público alvo: clowns experientes
Preço: Gratuito (obrigatório inscrição)

Tom Roos

Tom Roos nasceu em 1954 na África do Sul. Em 1982, criou o grupo “WurreWurre” com Philippe De Maertelaere e o cão Boost, um duo palhaço inteiramente dedicado à promoção dos inúteis. Depois atuou em teatros e festivais de todo o mundo. Tom Roos é também professor de teatro (especializado em palhaços). Depois de 2000, trabalha regularmente no Soweto, na África do Sul, com crianças e adolescentes vindos dos guetos. Prossegue também a sua carreira de atriz e de ator. Desde 2000, Tom Roos, com o apoio da Comunidade Flamenga, trabalha regularmente no Soweto com o Centro Comunitário de Ipelegeng para criar espetáculos de rua e teatrais de alta qualidade com jovens do município. Além disso, trabalha internacionalmente como diretor, comediante, contador de histórias, palhaço e professor. Desde 2014, Tom Roos é cofundador do CONTACTCLOWN IN DE ZORG, um grupo profissional de palhaços prestadores de cuidados para pessoas com demência e pessoas com deficiência mental. Tom Roos é também um membro ativo da Clowns Without Borders Belgium, tendo realizado várias missões em centros de refugiados na Bélgica e no Líbano.