O palhaço e tudo à volta

Formação

O palhaço (ou clown) é um ser ingénuo, ridículo e perdedor por natureza. O clown encarna os traços da criatura fantástica, que exprime o lado irracional do homem, a parte do instinto, o rebelde a contestar a ordem superior que há em cada um de nós.

O palhaço é “o idiota” e é feliz justamente por ser o idiota, por não fazer parte do mundo dos que se arrogam a ser mais inteligentes e espertos do que os outros.

Os palhaços nunca se cansam de perder. Desfrutam de cada fracasso e voltam em seguida a fracassar de novo.

O nariz do palhaço é vermelho, porque as lágrimas, o álcool e as quedas de cara no chão fizeram o nariz ficar vermelho. As suas calças e sapatos são grandes porque não lhe pertencem.

O clown vende sonhos em troca de sorrisos e revela o lado poético da vida humana.

Conteúdo

O palhaço é o íntimo da pessoa, que faz rir e emocionar os outros. O palhaço não é uma personagem, é uma dilatação da ingenuidade e do ridículo, procurando a comicidade contida em cada indivíduo. Com esta oficina pretende-se descobrir o palhaço e fundir com o movimento, a poesia e a música, através da experimentação e da criatividade de cada um. No final da formação há possibilidade de uma apresentação pública como resultado da oficina.

Objectivos

– Proporcionar os primeiros contactos com arte do palhaço àqueles que manifestem interesse na sua aprendizagem.
– Sensibilizar os participantes para a arte do palhaço.
– Transmitir as potencialidades pedagógicas do Palhaço (rir é o melhor remédio).

– Desenvolver a capacidade de trabalho de grupo.
– Desenvolver a confiança, autonomia e autoestima.
– Explorar as capacidades criativas, expressivas e comunicativas.

Pedro Correia

Clown e formador

Pedro Correia, trabalha há 15 anos como Clown, Malabarista e Performer. Recentemente tem apresentado trabalhos na área do vídeo e da fotografia, amante da música e “sound maker”. Com o espetáculo de teatro-circo “Dulu & Tatu” ganhou o Prémio Jovens Criadores – A Juventude Eterna do Palhaço - no “Puck” International Festival of Puppet and Marionette Theatre - na Roménia em Novembro de 2007.
Diretor artístico do espetáculo multidisciplinar de rua Queima do judas em Vila do Conde desde o ano de 2005. Já apresentou os seus espectáculos em vários países, em vários continentes. Mentor do projecto Irmãos Esferovite (banda de palhaços). Em Março de 2014 conquistou o prémio ``DON EUGENIO BUSSA`` GIURIA DEI BIMBI (Prémio Publico Infantil) na IX edição do MILANO CLOWN FESTIVAL em Itália com o espectáculo “(Con)sumo de Laranja” um solo clown para montras. É membro fundador e diretor artístico da associação cultural Nuvem Voadora.