Queima do Judas
Queima do Judas assenta num processo de criação artística com base na investigação, na formação e na experimentação (dramatúrgica, coreográfica, musical, visual e cenográfica), no sentido de apresentar ao público um conjunto de actividades que passam pela intervenção urbana, formação, conferências e um espectáculo com unitário de rua multidisciplinar.
A Queima do Judas é um acontecimento anual, que se realiza no chamado Sábado de Aleluia, anterior ao Domingo de Páscoa. Trata-se de uma tradição popular, baseada numa provável punição para a traição de Judas Iscariotes a Jesus de Nazaré, em troca de 30 moedas de ouro. A coincidência temporal desta celebração com a chegada da Primavera levou a uma sobreposição de datas que ao longo dos tempos se traduziu na imolação de personagens odiosas, que em linguagem pagã significava o mesmo que terminar com o Inverno, o período negro, escuro, associado aos “males” da sociedade, frio e pobre.
O projecto da “Queima do Judas” em Vila do Conde propõe-se reunir um vasto conjunto de entidades e pessoas ao nível local, regional e nacional para a realização de um evento multicultural que recupera esta tradição. É um evento artístico multidisciplinar que tem vindo a ganhar crescente expressão nos últimos anos e que envolve, na sua produção e criação, centenas de pessoas do movimento artístico e associativo da cidade de Vila do Conde. Nesse momento único de celebração do sagrado e do profano, de humor ironia e sátira, confluem áreas artísticas tão diversas como o teatro, o circo, a dança, as artes plásticas, a música, a imagem vídeo e a fotografia. A Nuvem Voadora Associação Cultural organiza, consecutivamente, a QUEIMA DO JUDAS desde 2005. O evento conta com a participação de inúmeras entidades e colaboradores, tendo o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila de Conde.